6 de setembro de 2013

14º Festival Intercéltico de Sendim (02)

Pauliteiros de Sendim
No dia 4 de agosto voltei a Sendim para assistir essencialmente ao II Encontro Ibérico de Pauliteiros. Fui acompanhado pela família e até algumas visitas. Nem todos elas são adeptos do folclore mas a vila oferecia outros motivos de interesse, integrados no 14.º Festival Intercéltico de Sendim. Depois de um passeio pela a exposição "Ls Mielgos - Sposiçon de Pintura" e pela Casa de Artesanato, procurámos um lugar à sombra no Largo da Igreja.
O festival foi organizado pela Associação de Pauliteiros de Sendim e da comissão de Festas de Santa Bárbara.
O espetáculo iniciou-se com uma homenagem a alguns pessoas de Sendim, entre as quais o jovem 
Pauliteiras de Sendim
Estiveram presentes cinco grupos de pauliteiros, três portugueses e dois espanhóis. Foi interessante como a dança dos paus não conhece fronteiras, sendo as músicas praticamente as mesmas. A ar robusto e macho dos Pauliteiros de Miranda não se verifica do outro lado da fronteira. Lá os passos são mais delicados, a batida dos paus é menos violenta e mesmos trajes e o próprio calçado é menos rústico e mais colorido.

Pauliteiros de Sendim
 Não sei se isto são caraterísticas de todos os grupos, mas nos dois presentes isto era bem evidente.
Atuaram os grupos de Pauliteiros de Palaçoulo, Duas Igrejas e Sendim. Este último apresentou-se com dois grupos, um masculino outro feminino. Os representantes internacionais foram o Danza del Paloteo - Cañizal (Bermillo de Sayago/Espanha) e Danza y el Paloteo de Ampudia (Palencia/ Espanha).
Danza  y el Paloteo de Ampudia (Palencia/Espanha
I chão verde do palco e o sol intenso dificultaram as fotografias, mas tentei fazer alguns registos quer em fotografia quer em vídeo.
Danza del Paloteo - Cañizal (Bermillo de Sayago/Espanha)
No final do festival ainda fomos visitar mais uma exposição de pintura de Isaura Xavier, "Raízes".
Troféu do  II Encontro Ibérico de Pauliteiros
Trabalhos muito interessantes de alguém que pinta por prazer, utilizando diversas técnicas e materiais e também executa outros trabalhos. Tivemos o prazer de tomar um licor com a pintora - Obrigado.

Sem comentários: