21 de agosto de 2009

Duas Igrejas - Festa de Nossa Senhora do Monte

No dia 15 de Agosto fui pela primeira vez à festa de Nossa Senhora do Monte, a Duas Igrejas. Quis o destino que eu não pudesse estar no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas, mas, a Senhora é a mesma independentemente do nome que lhe dão.
Dirigi-me ao santuário de Nossa Senhora do Monde, onde se celebrou a Eucaristia, seguida de uma pequena procissão. Surpreendeu-me a igreja! Só nesse momento percebi verdadeiramente o significado do nome Duas Igrejas. Além de grande, é muito bonita, com o tecto suportado por arcos em granito, os frescos nas paredes e os altares com bonita talha dourada muito bem preservada.
Também a procissão, apesar de percorrer apenas o recinto da igreja, foi muito majestosa, com os estandartes vermelhos a ondularem com os fortes ventos e o som do sino que tocou constantemente.
No final da procissão a Banda Filarmónica Mirandesa ainda encetou um pequeno concerto mas os admiradores eram poucos. Também eu aproveitei a tarde para dar um passeio pela aldeia. Já a conheço bastante bem, desde os meus passeios de BTT em 2004. Também costumo visitar a antiga estação da Linha do Sabor, assistindo à sua morte lenta, de cada vez que passo pela aldeia, que ainda são bastantes.

Fui fotografando aqui e ali, fontes, cruzeiros, portas e pedras, alminhas e igrejas. Mais uma vez passei pela estação, onde registei mais algumas bonitas fotografias.
Depois de terminada a volta, e me ter refrescado com uma bebida num dos bares da aldeia, regressei a Miranda do Douro, onde a noite também se adivinhava cheia de animação.

2 comentários:

céu disse...

Obrigado por ter visitado mais uma vez a nossa terra, obrigada por tão belas imagens. Bem-haja.


Dues Eigreijas num hai quien l'afronte....
Céu

Lhonas-de-dueseigreijas_Pub disse...

Olá!

Muito obrigado pelo belo retrato que fez da nossa aldeia... sempre quiser visitar-nos cá estaremos...

http://www.lhonas-de-dueseigreijas.blogspot.com/