13 de agosto de 2012

L burro i l gueiteiro (1) 26 de julho

Concentração dos participantes
 A festival o l burro i l gueiteiro já vai na 10 edição. Organizado pela  Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino e pela Galandum Galundaina Associação Cultural, e tratando-se de um festival itinerante, mexe com  algumas aldeias do Planalto Mirandês, e esta 10ª edição prometia repetir o sucesso das anteriores.
Oficina de construção de Deltamboris
Apesar de eu ter alguma curiosidade, fotográfica, mas não só, não só nunca participei nem nunca estive perto, para sentir a pulsação do festival. Não é em qualquer lugar, nem para todos, mas é curioso em ver de perto o espírito que leva dezenas para não dizer centenas de pessoas a percorrerem a pé, ou de burro os caminhos do Planalto Mirandês, ao som de instrumentos tradicionais.
Oficina de Tratamento e Conservação de Palhetas
Os meus afazeres também não me deixavam participar este ano, mas, quis o destino que eu me deslocasse a Miranda do Douro nos dias em que se iniciou o festival! Depois de conversar com uma pessoa envolvida na organização optei por comparecer nalgumas atividades como espetador, para fazer algumas fotografias.
As aldeias "privilegiadas" na 10ª edição foram Paradela e Aldeia Nova, onde o grosso das atividades foram concentradas, realizar-se atividades esporádicas em aldeias vizinhas destas.
Oficina de Percussão
No dia 26 de julho, ao início da manhã já estava eu em Paradela. Os que chegaram à hora marcada podiam contar-se pelos dedos de uma mão! Não pude deixar de me recordar uma edição da Festa dada Aves, em Vila Chã da Braciosa, em que participei. É fácil de constatar que os participantes nestes eventos não são adeptos de relógios.
Oficina de Flora Recreativa
 Aproveitei a acalmia para tomar um café. Fiquei surpreendido por ainda haver dois cafés na aldeia.
Ao poucos foi-se juntando uma pequena multidão, com pessoas de varias idades e falando diversas línguas.
A organização preparava o salão para servir de cantina e na igreja matriz ensaiavam-se melodias de encantar.
Durante a manhã decorreu um vasto conjunto de oficinas. A minha ideia era circular e fazer o registo de todas mas não me foi possível. Mesmo assim, consegui cobrir um bom número de atividades.
Foi interessante verificar que todas as oficinas tiveram numerosas inscrições.
Oficina de Dança dos Pauliteiros
Na antiga escola primária funcionaram as oficinas: tratamento e conservação de palhetas e construção de tamboris. Ambas tinham a orienta-las músicos de grupos Mirandeses. O primeiro do grupo Lengalenga - Gaiteiros de Sendim e o segundo do grupo Galandum Galundaina.A primeira oficina destinava-se a gaiteiros, já conhecedores dos problemas das palhetas, já a segunda oficina juntou pessoas de diferentes idades, que transformaram uma lata de café em sonoros tamboris!
Oficina de Cantares Tradicionais
Na escola estavam expostos trabalhos realizados nalguma formação de adultos que houve na aldeia. Também havia expostas fotografias e trabalhos dos últimos alunos que fermentaram a escola, penso que com o Professor Vasco.
Num lameiro próximo funcionou uma oficina de percussão. Não sei se pela mestria do orientador (Sond' Art), se pelos conhecimentos prévios dos participantes, se pela facilidade em tocar a caixa, o bombo e o tamboril, o certo é que o grupo acertou, e fez sair dos instrumentos uma batucada agradável.
Gado de raça Mirandesa
Também gostei de ver a oficina de dança dos Pauliteiros. Foi necessária muita repetição e algumas pauladas nos dedos, para que o grupo ganhasse alguma sincronização. Os ensaiadores eram jovens, mas já com muita experiência (e paciência). Os aprendizes de "Pauliteiros" eram quase na totalidade mulheres. Ainda fiz uma rápida passagem na oficina de Arte e Natureza, Cantares Tradicionais e Flora Recreativa, mas havia muitas mais oficinas, espalhadas pela aldeia.
Igreja matriz de Paradela
Algumas vacas mirandesas que passaram ajudaram a pintar o quadro, só faltou mesmo ouvir o som gaita de foles a ecoar pela paisagem.
Já passava muito do meio dia quando abandonei Paradela. A tarde e a noite prometiam muita animação e música de qualidade. Fiquei com pena de não ouvir o grupo Chominciamento di Giota. Alguns minutos de ensaio a que assisti na igreja matriz de Paradela deram para perceber que a magia ia acontecer. Espero encontrar este grupo no futuro. Gosto de grupo Al Medievo, mas este é mais fácil de encontrar nas feiras e recriações medievais.

Sem comentários: