16 de junho de 2011

Festa das Aves II - 12 de Junho

O terceiro dia da Festa das Aves tinha um programa um pouco mais "curto" e confesso que estive tentado a fazer gazeta, mas ainda bem que não o fiz. Com as surpresas com que fui brindado no dia anterior, comecei a pensar que isto de observar aves tem muito de insistência, uma vez que elas não aparecem nem quando queremos, nem onde queremos.
O programa foi ligeiramente ajustado e contou com a orientação de uma pessoa bem conhecedora do terreno. A pessoa que nos acompanhou foi José Jambas, técnico de Ambiente, com um vasto conhecimento da região e das aves do Parque Natural do Douro Internacional, onde chegou a trabalhar. Tem também o gosto pela fotografia e durante a Festa das Aves houve fotografias suas expostas no café da aldeia.
Saímos de jipe em direção a Picote, mais concretamente ao Castro de Cigaduenha. O local é fantástico e senti pena de nunca ter lá estado noutras épocas do ano, mas vou voltar de certeza. Trata-se de um castro do final da Idade do Bronze, Idade do Ferro. Além da importância histórica e arqueológica, é um miradouro sobre o Douro, comparável a muitos que se estendem ao longo do Douro Internacional. Mas não foi a arqueologia nem a paisagem que nos levou àquele lugar. Foram as aves. Além das espécies que já tínhamos avistado nos dois dias anteriores, como o Grifo (Gyps fulvus)e o Abutre do Egipto (Neophron percnopterus), havia uma grande possibilidade de observarmos cegonhas-negras (Ciconia nigra), gralhas-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) e ninhos de abutres.
Depois das recomendações ao silêncio e ao respeito pelo lugar, colocámo-nos junto das falésias para observarmos os rochedos do outro lado do douro, onde os grifos fazem os seus ninhos.
Com a ajuda de telescópios contámos os ninhos. Havia vários filhotes em diferentes estádios de desenvolvimento. Os mais abundantes eram os grifos, mas, de vez em quando, os britangos também apareciam, chamando a atenção com o seu porte mais reduzido mas com o seu "fato" branco alvo. A certa altura olhei para os rochedos a meus pés e via um pequeno ponto negro muito esguio, era o melro.azul (Monticola solitarius), que aparecia ao terceiro dia, só para me satisfazer. Depois de tanto tempo a procurá-lo, apareceu exatamente onde seria de esperar, nos locais mais isolados, nos rochedos mais inacessíveis. Chamou pouco à atenção, junto dos abutres e cegonhas-negras, mas eu tenho uma admiração especial pelos pássaros. O melro azul não é propriamente uma espécie que se aviste todos os dias.
Também as gralha-de-bico-vermelho se faziam ouvir, no outro lado do rio. De vez em quando um bando deslocava-se na escarpa.
O leito do rio estava anormalmente em baixo. A paisagem é admirável mas o momento não foi o mais feliz, mas fiquei muito contente por conhecer mais este miradouro.
A distância a que se deslocavam as aves não permitiu grandes fotografias, mas alguns grifos vieram espreitar sobre as nossas cabeças. Até se ouvia o ar nas suas penas! Acho que estavam curiosos.
Já depois da uma da tarde regressámos a Vila Chã da Braciosa. O almoço estava a ser preparado num parque de merendas a poucos metros da aldeia. A carne assada no churrasco acompanhada de salada foi uma boa refeição, regada a vinho verde (!) ou maduro. Ainda tive oportunidade de ouvir o grupo "Bailenga" que animou a noite de Sábado, na Casa do Povo.
Depois das despedidas, ainda tinha em mente uma passagem por Fonte de Aldeia, onde se realizada a festa da Santíssima Trindade, mas atrasei-me e acabei por não ir.

O balanço dos três dias passados em Vila Chã é muito positivo. Tirando um encontro de Birdwatching em Torre de Moncorvo, em 2008, nunca tinha participado em eventos do género. Confesso que estava a contar com mais participantes, mais festa e mais animação na aldeia. Esta ideia veio-me do filme da Festa das Aves 2010. Ao que pude apurar, o orçamento de 2011 foi bastante mais apertado. Pensei envolver mais a família no evento, mas acabei por seu o único a participar. Também contava que o evento fosse mais organizado, mas a filosofia foi um pouco diferente. A preparação e a utilização dos burros mirandeses, a participação de crianças (algumas de colo!), fizeram das saídas de campo autênticos passeios "em família". Mas valeu a pena. Utilizei pela primeira vez o Guia Fapas Aves de Portugal e Europa que comprei em 1998. Entusiasmei-me na observação das espécies embora os meus binóculos fossem muito fracos. Utilizei pela primeira vez um telescópio, é fantástico.

Fiz os possíveis com o equipamento fotográfico que tenho. A objetiva com zoom máximo de 270mm está muito à quem do necessário para a fotografia de aves. Espero ainda vir a ter um equipamento melhor.
A participação do Dr. Paulo Travassos (UTAD) foi essencial durante os três dias. Demonstrou muitos conhecimentos, muito entusiasmo e muita paciência para responder às nossas perguntas de principiantes.
Estão de parabéns a AEPGA (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino) juntamente com a PALOMBAR (Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste) e o Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Estão também de parabéns os que confecionaram as refeições, durante os três dias do evento.

Lista de espécies que observei:
Cegonha-negra - Ciconia nigra
Melro-azul - Monticola solitarius
Gralhas-de-bico-vermelho - Pyrrhocorax pyrrhocorax
Andorinha-dáurica - Cecropis daurica
Poupa - Upupa epops
Grifo - Gyps fulvus
Britango - Neophron percnopterus

Sem comentários: