250 Anos de História
Uma fortaleza se ergueu, em Miranda do Douro, sobranceira ao rio Fresno, por ordem do grande Rei Dom Dinis, na década de 1290. A fortaleza resistiu às invasões castelhanas, durante as guerras do tempo de Dom Fernando I. A obra da torre de menagem é do tempo de João I, como prémio e distinção à vila de Miranda, por esta praça e sua gente ter levantado a voz em seu favor, ainda com o Mestre de Avis. Em 1641 Dom João IV mandou fortificar ainda mais o castelo e as muralhas do lado oriental.
A fortaleza resistiu à invasão castelhana de 1711 e aguentou, mais cinquenta e um anos, até que, no dia 8 de Maio De 1762, uma bomba lançada do exterior fez rebentar as cerca de mil e quinhentas arrobas de pólvora armazenadas no paiol e lançou por terra a torre de menagem e uma parte da cerca do castelo.
Faz, no próximo dia oito deste mês de Maio, duzentos e cinquenta anos que aconteceu esta tragédia que deixou Miranda cheia de sangue e lágrimas com todas as consequências sociais, económicas e religiosas que advieram para os que ficaram não só na cidade mas também na região e às quais faremos a mais exaustiva referência, logo que possível. Lembraremos aqueles "que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando"(Camões ).
Sem comentários:
Enviar um comentário