25 de agosto de 2010

VIII Edição da Feira do Naso

Realiza-se a 4 de Setembro a VIII Edição da Feira do Naso e o Concurso Regional e Mostra de Exemplares da Raça Asinina de Miranda, na aldeia de Póvoa, Miranda do Douro. A organização é da AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino. A entrada é livre.
"A VIII Edição pretende-se afirmar, mais uma vez, como uma iniciativa revitalizadora de antigas tradições e promover a única Raça de Asininos reconhecida em Portugal – Raça Asinina de Miranda. Do programa da Feira faz parte a tradicional gincana de burros, o desfile de burros ornamentados com antigos artefactos, um concurso para eleger os melhores exemplares da raça e um almoço convívio, com a presença dos gaiteiros da região", explicam os organizadores.
"Apesar de termos assistido a um aumento bastante significativo do número de nascimentos desde a I Edição da Feira do Naso e de haver uma maior motivação dos criadores do solar da raça para a reprodução das suas burras, contribuindo para o rejuvenescimento da população existente, a situação actual da Raça Asinina de Miranda ainda continua a ser preocupante, sendo considerada uma raça muita ameaçada pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas. Nesse sentido, estas feiras constituem excelentes oportunidades para captar a atenção dos mais jovens e sensibilizar criadores e interessados, para a importância da preservação deste património genético, ecológico e cultural que representa a Raça Asinina de Miranda", acrescentam.

Contactos:
Telef: 273.739.307
Telem: 96.615.11.31 ou 96.005.07.22
Email: burranco@gmail.com

Fonte: Público

Sem comentários: