31 de agosto de 2009

Pauliteiros de Malhadas


No dia 16 de Agosto estive presente na procissão das festas em honra de S.ta Bárbara, Malhadas. No final da procissão actuaram os Pauliteiros da freguesia e tive oportunidade de registar a sua actuação em vídeo. A qualidade da filmagem não é a melhor, mas, mesmo assim, quero partilhar aqui algumas das danças executadas. Aqui fica a primeira:

28 de agosto de 2009

Contemplação

Entre Pena Branca e Ifanes há alguns lameiros onde costumo passar alguns momentos de contemplação. Quando saí de lá, não sei bem o que os meus olhos viram, se retratos reais se paisagens imaginárias cheias de de cor e harmonia. Não me interessa. Sempre que posso procuro locais como este. Aqui se sente a alma do Planalto Mirandês.

24 de agosto de 2009

Um passeio em genísio


No dia 14, depois de ter atravessado um bom conjunto de aldeias do concelho de Miranda do Douro, fui terminar a tarde em Genísio. Era dia de festa, e, apesar de não chegar a tempo de assistir às cerimónias religiosas, ainda pude constatar a alegria das pessoas bem como a antiguidade e beleza da aldeia.

Já em 12 de Dezembro de 2004, quando fiz a minha primeira visita em bicicleta a Genísio percorri as principais ruas da aldeia, mas há sempre aspectos que nos surpreendem.
Juntei algumas das fotografias num pequeno vídeo com fundo musical, outras vou guardá-las para mais tarde ir colocando aqui no blogue, acompanhadas de algumas palavras sobre esta terra onde ainda tenho alguns amigos.

21 de agosto de 2009

Duas Igrejas - Festa de Nossa Senhora do Monte

No dia 15 de Agosto fui pela primeira vez à festa de Nossa Senhora do Monte, a Duas Igrejas. Quis o destino que eu não pudesse estar no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas, mas, a Senhora é a mesma independentemente do nome que lhe dão.
Dirigi-me ao santuário de Nossa Senhora do Monde, onde se celebrou a Eucaristia, seguida de uma pequena procissão. Surpreendeu-me a igreja! Só nesse momento percebi verdadeiramente o significado do nome Duas Igrejas. Além de grande, é muito bonita, com o tecto suportado por arcos em granito, os frescos nas paredes e os altares com bonita talha dourada muito bem preservada.
Também a procissão, apesar de percorrer apenas o recinto da igreja, foi muito majestosa, com os estandartes vermelhos a ondularem com os fortes ventos e o som do sino que tocou constantemente.
No final da procissão a Banda Filarmónica Mirandesa ainda encetou um pequeno concerto mas os admiradores eram poucos. Também eu aproveitei a tarde para dar um passeio pela aldeia. Já a conheço bastante bem, desde os meus passeios de BTT em 2004. Também costumo visitar a antiga estação da Linha do Sabor, assistindo à sua morte lenta, de cada vez que passo pela aldeia, que ainda são bastantes.

Fui fotografando aqui e ali, fontes, cruzeiros, portas e pedras, alminhas e igrejas. Mais uma vez passei pela estação, onde registei mais algumas bonitas fotografias.
Depois de terminada a volta, e me ter refrescado com uma bebida num dos bares da aldeia, regressei a Miranda do Douro, onde a noite também se adivinhava cheia de animação.

19 de agosto de 2009

Dia Mundial da Fotografia

Escolhi para assinalar o Dia Mundial da Fotografia um dos cenários que mais gosto de fotografar no Planalto Mirandês: o céu azul.
A fotografia foi tirada no dia 14.08.2009 pouco antes de chegar ao Palancar.